sexta-feira, 23 de abril de 2010

Avanço Missionário em Jupi

Hoje estarei indo a Jupi, pequena cidade próximo a Garanhuns, onde junto com mais alguns jovens de outras igrejas estaremos realizando um Avanço Missionário.
Vamos todos juntos, com a ajuda de Deus, impactar aquela cidade com o enorme amor de Jesus Cristo por ela.
O grupo será pequeno, mas tenho pela convicção que muito o Senhor há de nos abençoar naquele lugar, nestes dias.

Ore por nós.

Abraços,
Júnior César

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Boêmio sonhador

Quando tudo o que você faz lhe impulsiona contra a correnteza da vida, quando tudo que você tenta para mudar e inovar sua história, lhe traz para o mesmo caminho, ou tudo a sua volta é contrário a você. Onde está o problema? Em tudo, ou em você? Sim, porque não é possível que tudo e todos estejam errados...
Parece que a vida parou na adolescência, exatamente no meio daquele turbilhão de ideias, opiniões e contradições: Quam sou eu? Por que estou aqui? As pessoas não se amam! Pelo contrário, são hipócritas e mesquinhas.
Mas e eu? Preciso me tornar igual a elas para atingir meus objetivos pessoais de vida? Há mesmo necessidade de ir contra meus princípios?
Todos os dias mudo de opinião sobre alguma coisa. O que há um mês tinha certeza, hoje já não tenho mais.
Essas interrogações me fazem desacreditar de muita coisa que tinha convicção.
Só sei que nada sei, quando mais penso que sei, vejo que tudo ao meu redor muda e minhas conclusões também devem mudar na mesma proporção, caso contrário serei atropelado pelas ideias do mundo e nunca poderei ser realmente quem sou.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Dia do Índio

História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?


Origem da data
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste contimente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

Comemorações e importância da data
Neste dia do ano ocorrem vários eventos dedicados à valorização da cultura indígena. Nas escolas, os alunos costumam fazer pesquisas sobre a cultura indígena, os museus fazem exposições e os minicípios organizam festas comemorativas. Deve ser também um dia de reflexão sobre a importância da preservação dos povos indígenas, da manutenção de suas terras e respeito às suas manifestações culturais.
Devemos lembrar também, que os índios já habitavam nosso país quando os portugueses aqui chegaram em 1500. Desde esta data, o que vimos foi o desrespeito e a diminuição das populações indígenas. Este processo ainda ocorre, pois com a mineração e a exploração dos recursos naturais, muitos povos indígenas estão perdendo suas terras.

Pensamento do dia!

"O meu passado é tudo quanto não consegui ser. Nem as sensações de momentos idos me são saudosas: o que se sente exige o momento; passado este, há um virar de página e a história continua, mas não o texto." (Fernando Pessoa)*


Fernando Antônio Nogueira Pessoa, nasce em 13 de junho de 1888 na cidade de Lisboa, Portugal. Segundo ele próprio nos conta, no ano seguinte nasceu Alberto Caeiro, o poeta do campo e da natureza e também Álvaro de Campos, o engenheiro. Quando tinha cerca de 5 anos, seu pai morre com apenas 43 anos. Em 1894, então com 6 anos de idade, cria seu primeiro heterônimo: Chevalier de Pas. Em 1896, parte com sua família para Durban, África do Sul. Vão morar com o novo marido de sua mãe, o comandante João Miguel Rosa, cônsul interino de Portugal naquele país. Lá Fernando Pessoa vai aprender inglês e francês, línguas em que escreverá alguns poemas e grandes trabalhos de tradução.

Vida curta? Vida longa? Quem é que sabe?!

...
Quanto mais eu conheço o ser humano, mais eu tenho nojo dele. Onde vivo hoje que já não há possibilidade de ser sincero e viver uma relação sincera (qualquer que seja essa relação).
Não é preciso usar de má fé para conseguir o que anseia, não é preciso passar por cima de alguém para poder atingir algum resultado. Não há necessidade de máscaras, tampouco de fingimento. O que vem fácil, vai fácil, o que se conquista sem o suor do próprio rosto, não tem o gosto real do que se vive.
Bom seria se a vida fosse curta o suficiente para escolhermos o que viver, mas não atinamos para o ponto real da vida: não sabemos se nossa vida é longa ou curta, sabemos apenas que a qualquer momento ela pode acabar e se assim acontecer, muita coisa teremos deixado de viver tentando o tempo todo passar por cima dos outros para conseguir o que não é nosso.
É preciso sim lutar pelo que se almeja, mas lutar uma luta limpa, onde ninguém sai ferido, e quando sair, que sejam cicatrizados logo com amor sincero.

"Quando mentir for preciso, poder falar a verdade"

A verdade sempre trará o melhor resultado.

A vida nem é tão curta, nem tão longa, ela é suficiente.

domingo, 18 de abril de 2010

êê Saudadeee...

...que bate no meu coração...


Esse sorriso sincero, essas palavras doces e amigas... Fazem tanta falta...

Pensamento do dia!


"Viver de acordo com as expectativas dos outros é suicídio".
(Roberto Shinyashiki)