segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Na luta contra o desmatamento...

 O desmatamento, também chamado de desflorestamento, nas florestas brasileiras começou no instante da chegada dos portugueses ao nosso país, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa, os portugueses iniciaram a exploração da Mata Atlântica. As caravelas portuguesas partiam do litoral brasileiro carregadas de toras de pau-brasil para serem vendidas no mercado europeu. Enquanto a madeira era utilizada para a confecção de móveis e instrumentos musicais, a seiva avermelhada do pau-brasil era usada para tingir tecidos.

Se é para sermos campeões, que sejamos então:
Em 17/03/2009 o Portal da Gazeta do povo divulgou o seguinte texto:

BRASIL É CAMPEÃO MUNDIAL DO DESMATAMENTO



Genebra - O Brasil registrou a maior perda absoluta de floresta no mundo entre 2000 e 2005 – e 42% de hectares de mata cortada no planeta nesses anos ocorreu dentro do território nacional. A conclusão é da FAO, órgão da ONU para a agricultura. Um estudo divulgado ontem destaca que os lucros com a expansão da agricultura e do etanol continuarão a predominar nos próximos anos sobre a tentativa de frear o desmatamento, e afirma que toda a América do Sul continuará a perder sua cobertura florestal.


No mundo, a FAO alerta que a crise internacional deve aumentar a vulnerabilidade das florestas e secar os financiamentos para projetos ambientais. Entre 2000 e 2005, 200 quilômetros quadrados de florestas foram perdidos no mundo a cada dia e o temor é de que os investimentos em manejo sustentável sejam substituídos por uma exploração ilegal de madeira.

Desmate será punido com rigorIbama e IAP prometem açãoONGs elogiam propostaMP abre inquérito para apurar corte ilegalSegundo a FAO, o Brasil perdeu 3,1 milhões de hectares de florestas por ano entre 2000 e 2005. Isso significou uma redução de 0,6% na cobertura florestal a cada ano. De acordo com o levantamento, o país observou uma aceleração no desmatamento em comparação com o período entre 1995 e 2000. Naqueles anos, a perda de floresta foi de 2,6 milhões de hectares por ano, 0,5% da cobertura.

Vale a pena REPENSAR nossas atitudes de influência no Meio Ambiente, Sempre podemos influuenciar de duas maneiras, boa e ruim, como estamos fazendo? Como deveria ser feito?

Nenhum comentário:

Postar um comentário